A articulação política liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao atrair o MDB para o núcleo do seu governo de São Paulo, pode ter efeitos nacionais e aprofundar o isolamento do presidente Lula da Silva (PT).
A filiação do vice-governador paulista Felício Ramuth ao MDB é vista como um gesto político com impacto direto na disputa eleitoral, praticamente enterrando a possibilidade de o partido compor com o PT em nível nacional, segundo avaliação de aliados.
Nos bastidores, lideranças do MDB avaliam que a aproximação com Tarcísio fortalece a tendência de neutralidade ou até distanciamento do governo federal.
A leitura é clara, ao entrar na vice do maior colégio eleitoral do país, o MDB passa a orbitar um projeto político alternativo ao de Lula da Silva.
O movimento também reforça o controle de Tarcísio sobre sua sucessão e amplia sua influência sobre partidos do chamado “centro”.
Bahia expõe insatisfação do MDB com o PT
Na Bahia, o cenário é ainda mais delicado para o PT. O MDB ocupa atualmente a vice do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com Geraldo Júnior (MDB) tendo sido peça fundamental para a vitória petista em 2022.
Apesar disso, lideranças emedebistas reclamam, nos bastidores, de falta de espaço e de tratamento político considerado aquém do peso do partido.
O desconforto aumentou após declarações de Lula da Silva envolvendo o MDB e o ex-presidente Michel Temer, vistas por integrantes da sigla como desnecessárias e desrespeitosas. Nem vamos citar essa última de Jerônimo, que ao lado de Geraldo Jr., que é seu vice, usou o micriofone para falar publicamente como deve ser o seu vice em sua chapa na busca pela reeleição, algo amador e novamente, uma total falta de respeito.
MDB pode mudar de lado na Bahia
Diante do desgaste, cresce a possibilidade de o MDB baiano reavaliar sua posição para as eleições de outubro. Nos bastidores, já circula a hipótese de apoio a chapa de oposição liderada por ACM Neto (PP), com Zé Cocá (PP) na vice do ex-prefeito, que será apresentada nesta segunda-feira (30) em Feira de Santana..
Em São Paulo, o partido se aproxima de Tarcísio de Freitas. Na Bahia, dá sinais de insatisfação com o governo Jerônimo Rodrigues. Em Brasília, mantém distância cautelosa de Lula.
Fonte: Clique aqui
Créditos do autor:





































