Empreender é com Elas: projeto leva esporte, lazer, cultura e empreendedorismo para mulheres

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem se destacado na questão da inclusão e do empoderamento de mulheres com deficiência através do projeto Empreender é com Elas. A iniciativa visa atender às necessidades específicas de mulheres com deficiência e mães de pessoas com deficiência, proporcionando a elas oportunidades de esporte, lazer, cultura e empreendedorismo.

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da pasta, Daiane Pina, explica que o projeto surgiu pensando na necessidade dessas mães como resposta a uma demanda real, identificada através do diálogo com este público. Um desafio enfrentado por muitas dessas mulheres é a dependência do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que as impede de trabalhar formalmente, sob o risco de perder o benefício.

O Empreender é com Elas tem como objetivo central fornecer às beneficiárias a oportunidade de explorar diversas atividades que enriqueçam suas vidas. Além de promover esportes, lazer e cultura, o principal foco do projeto é o empreendedorismo. “Ofertar cursos para elas, para que possam adquirir novas profissões e empreender onde vivem, ou mesmo na escola dos filhos, por exemplo”, destaca Daiane.

Dentre os cursos oferecidos, estão os de design de sobrancelha com hena; oficina de tranças afro; telemarketing; produção de vídeos para a internet; produção de salgados comerciais; oficina de geladinho gourmet; preparo de bolo de pote; tortas salgadas; sequilhos; bombons e trufas; entre outras especializações. As capacitações estão disponíveis nos turnos matutino e vespertino, e as inscrições podem feitas através do link https://prefsa.org/HCQFR.

O projeto possui atualmente 102 mulheres cadastradas, que participam ainda de atividades na piscina, cinema e museus. Inclusive, já foi realizada uma feira de serviços voltada para o autocuidado dessas mulheres, demonstrando um compromisso integral com o bem-estar e a capacitação delas.

Fonte: SECOM / Salvador