O estacionamento do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebe, até esta quarta-feira (4), a Feira da Diversidade, uma versão especial da Feira Saúde Mais Perto, organizada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), e voltada ao público LGBTQIAPN+. A iniciativa acontece das 8h às 17h, com uma gama de serviços de saúde e cidadania e faz parte da Semana da Diversidade, uma ação do Governo do Estado.

“Sabemos das dificuldades que as pessoas LGBTQIAPN+ possuem para, efetivamente, acessar determinados serviços, pela falta de acolhimento, pelo medo de serem rejeitadas ou alvo de preconceitos. A Feira da Diversidade tem o papel não só de cuidar dessas pessoas como também de contribuir para que o público em geral possa conhecer e entender melhor a comunidade LGBTQIAPN+”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Foto:Marcio Rocha- Ascom/Sesab

Os serviços oferecidos incluem ultrassonografia (região inguinal, pélvica, transvaginal, abdômen total, parede abdominal, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles), eletrocardiograma, mamografia (para mulheres de 40 a 69 anos, mamas sem cirurgias, cicatrizes ou próteses), consultas com nutricionista, exame preventivo, odontologia completa, laboratório de coleta, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e vacinação. São previstos mais de 5 mil atendimentos nos dois dias da ação.

As pessoas atendidas na edição especial da Feira Saúde Mais Perto ainda recebem encaminhamentos para a rede estadual a partir das necessidades identificadas. O SAC Móvel também está disponível para emissão de RG (primeira e segunda via) e antecedentes criminais. “A garantia de acesso à saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ é realizada aqui com muito cuidado, respeitando as diferenças, com profissionais capacitados para acolher o público com um serviço de qualidade”, explica o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.

Foto:Marcio Rocha- Ascom/Sesab

O evento conta ainda com um palco com apresentações culturais com drag queens para o público presente. Uma das artistas a se apresentar nesta terça-feira (3), primeiro dia da feira, foi Camila Parker. “É uma semana toda de projetos apoiados pelo Governo do Estado que abraçam a causa e dão oportunidade para que as pessoas saibam exatamente o que está acontecendo com a comunidade LGBT, nossas conquistas, nossas vitórias, independentemente das estatísticas serem tristes”, declarou Camila.

O público que aguardava ser chamado para atendimento curtiu as apresentações culturais. A bailarina Raquel Souza, de 28 anos, cantava antes de realizar procedimentos odontológicos. “É uma feira muito importante para a população, principalmente, sendo gratuita. A saúde está em primeiro lugar e é um evento que contribui não só para a população da diversidade, como também em geral, que sofre tanto”, opinou Raquel.

Foto:Marcio Rocha- Ascom/Sesab

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, Raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica. Em 2024, mais de 400 mil atendimentos já foram realizados em edições da Feira Saúde Mais Perto em 74 municípios do estado.

Fonte: Ascom/Sesab



Fonte: Clique aqui