O filho de Faustão, João Silva, detalhou o quadro de saúde do pai após o apresentador ser submetido a um processo de embolização, após o comunicador passar por um transplante de rim no dia 26 de fevereiro.
João Silva, que marcou presença em um evento no Rio de Janeiro na quinta-feira (14), contou que apesar da situação, Faustão está esperançoso.
"Ele está bem clinicamente, no quarto ainda no hospital, mas está bem e feliz, esperançoso que vai dar tudo certo. Está no momento de entender quanto falta para o rim começar a funcionar. Ele fez o procedimento e deu tudo certo. Tem que ter paciência", explicou em entrevista à Quem.
Sobre o procedimento de embolização, João Silva afirmou que tudo correu bem e que o processo foi feito para saber se algo teria atrasado a função do rim.
"Quanto ao procedimento no sistema linfático, João disse que também correu de forma tranquila. "Foi superbem. É um ajuste que se faz para ver se, de fato, é algo que teria atrasado a função do rim. Depois faz a biópsia do rim – e tem essa parte técnica da qual não sou especialista – mas foi uma cirurgia bem tranquila, mais para 'ajeitar a casa'", tranquilizou o apresentador.
O filho do comunicador finalizou destacando que Faustão fez dois transplantes em sete meses – o primeiro foi do coração, em agosto de 2023 – e que apesar da limitações, o pai está evoluindo bem.
"É difícil ter sete meses com dois transplantes e, mesmo voltando para casa, com suas limitações, ele está bem, feliz, brincando. O que vale mais é a cabeça nessas horas", disse. "Tem casos e casos: alguns demoram mais, outros menos. Mas a chance de sucesso na cirurgia é sempre muito grande com relação a transplante de rim", completou sobre as chances de bom funcionamento do rim transplantado.
Transplante de rim de Faustão
O procedimento feito por Faustão aconteceu no dia 27 de fevereiro. Segundo comunicado, Faustão apresentou piora na doença renal crônica e preciso realizar o transplante. A unidade médica acionou de imediato a Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado e avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.
O apresentador foi a 13ª pessoa na lista para transplante do órgão, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo revelou ao jornal Extra.