Praça do Campo Grande terá espetáculo lúdico gratuito sobre o 2 de Julho nesta sexta (30)
A Praça do Campo Grande, no Centro da capital baiana, será palco de um espetáculo inédito que dará o pontapé inicial à extensa programação comemorativa ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, promovida pela Prefeitura de Salvador. A montagem cênica, denominada 2 de Julho – A Resistência Cabocla, será apresentada nesta sexta-feira (30), das 19h às 20h30, e terá mais duas exibições no próximo sábado (1º), das 17h às 18h30 e das 19h às 20h30. O evento é gratuito para a população.
Conduzida pelo Bando de Teatro Olodum, grupo que possui mais de 30 anos de atuação e de reconhecimento nacional, a iniciativa terá como convidado o ator Érico Brás, conhecido por papéis no filme e na série “Ó Paí, Ó”, além de acumular outras participações em novelas e programas da televisão brasileira. As direções coreográfica e musical são assinadas, respectivamente, por Zebrinha e Jarbas Bittencourt.
“O espetáculo vai tratar de um fato histórico de forma lúdica. Haverá música, dança, teatro, pilares esses que representam bem nossa memória, nosso povo e história. Podemos esperar um espetáculo moderno, contemporâneo e, ao mesmo tempo, que conversará com a identidade da cidade”, descreve a escritora e diretora no Bando de Teatro do Olodum, Cássia Valle.
A peça 2 de Julho – A Resistência Cabocla também chegará ao Subúrbio de Salvador. Os moradores da região poderão assisti-la gratuitamente no dia 7 de julho, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360, em Coutos, às 19h. Do dia 10 a 14 do mesmo mês, as apresentações serão realizadas no local, 10h e 14h, para alunos da rede municipal de ensino, através do Projeto Especial Bicentenário nas Escolas.
A iniciativa prevê ainda uma ação formativa ministrada pelo Bando de Teatro Olodum. O grupo compartilhará do próprio método de trabalho, técnicas, princípios éticos, gestão e valores, contribuindo para a formação de novos atores e qualificando aqueles que já têm alguma experiência. A atividade será no formato de workshop e contemplará três turmas de até 20 pessoas, cada uma, nos espaços Boca de Brasa Cidade Baixa, Subúrbio 360 e Cajazeiras.
Sinopse – O espetáculo 2 de Julho – A Resistência Cabocla traz a história de Mirna, uma musicista que prefere sair da filarmônica na qual ela faz parte, antes das comemorações pela Independência do Brasil na Bahia, para não ter que desfilar em prol de uma pátria que ela diz não acreditar. As convicções dela, no entanto, começam a ser questionadas após um inusitado encontro com um caboclo encantado. A partir deste momento, o público é convidado a entrar no portal do tempo e se juntar a eventos compostos com cenas poéticas a partir dos olhares do indígena Tupinambá. Mais informações sobre a programação do 2 de Julho podem ser adquiridas através do site fgm.salvador.ba.gov.br.