Prefeitura realiza reunião de balanço das ações no Distrito Cultural do Centro Histórico e do Comércio

Foto: Valter Pontes/Secom PMS

O prefeito Bruno Reis comandou na manhã desta terça-feira (11) uma reunião, com todos os dirigentes de órgãos municipais, para realizar o balanço das ações implementadas no Distrito Cultural do Centro Histórico, criado há 75 dias. Neste período, a Prefeitura realizou o recadastramento e entregou coletes de identificação para todos os ambulantes que atuam na região, inclusive para os chamados pintores corporais; lançou um calendário de eventos culturais, que vai até o final do ano e que já envolveu os períodos do São João e do 2 de Julho; e iniciou a instalação de câmeras de videomonitoramento.

A gestão municipal também ampliou a potência da iluminação pública e adquiriu 66 luminárias antivandalismo em LED, que serão instalados em igrejas e praças históricas. Ao mesmo tempo, intensificou as operações de combate à poluição sonora, com uma equipe dedicada ao Centro Histórico, assim como o destacamento de 22 agentes de limpeza e de duas motos coletoras para realizar a limpeza urbana. A Prefeitura também tem realizado a manutenção do calçamento das principais vias de acesso ao Pelourinho.

“Os avanços já são visíveis. Quem mora aqui, quem trabalha aqui ou visita o Centro Histórico sabe que, de maio para cá, houve uma mudança significativa. Podem ter certeza que, à medida que formos implantando todos os serviços que estão previstos para essa área da nossa cidade, a mudança ficará ainda mais clara. Portanto, uma cidade que quer ser bem resolvida precisa ter o seu Centro Histórico bem resolvido. E é isso que estamos fazendo”, disse Bruno Reis ao final da reunião.

O prefeito também destacou que o município agora tem mais agilidade para solucionar problemas no Centro Histórico. “Nós dobramos a quantidade de servidores que atuam exclusivamente na região. Sejam de manutenção, ordem pública, iluminação, abordagem social, ordenamento do uso do solo ou de segurança, com a Guarda Municipal. Nessa reunião, podemos avaliar os avanços que ocorreram e tomar decisões para implantar novas medidas. Vamos seguir avançando. Trocando toda a iluminação, recuperando fontes e definindo um calendário de eventos que vai até o final deste ano”, afirmou.

Além de Bruno Reis, estiveram à frente da reunião a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos; o secretário de Turismo e Cultura (Secult), Pedro Tourinho; e o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.

Ordenamento – Secretário de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco afirmou que a pasta realizou o recadastramento de todos os comerciantes informais que atuam no Pelourinho e nas redondezas. Foram entregues sombreiros, caixas térmicas e outros equipamentos para que desempenhem as suas funções, além de novos coletes para padronização da atividade. Os ambulantes também vão passar por cursos de qualificação, com boas práticas na abordagem aos turistas.

Além disso, foi realizado o cadastramento inédito dos trabalhadores que oferecem pinturas corporais aos visitantes. Os 35 ambulantes que se apresentaram à Semop passaram por um curso de qualificação e receberam um colete específico, diferente do que é usado pelos demais comerciantes, e tintas específicas, que não causam problemas à pele.

Iluminação pública – Foi ampliada a potência elétrica da iluminação das ruas do Centro Histórico, melhorando a visibilidade à noite. Também foram adquiridos 66 luminárias em LED, que serão instalados nas igrejas e nas praças. “Conseguimos reduzir bastante os casos de vandalismo e de roubo de equipamentos. Também diminuímos o tempo de resposta aos problemas. Quando um poste apaga, a nossa equipe, que fica de prontidão, consegue atender rapidamente ao Pelourinho”, disse Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop).

Atendimento social – A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) conta com uma equipe exclusiva para atendimento ao Centro Histórico, formada por oito educadores e dois técnicos, identificadas com o colete verde. Esse grupo realiza abordagens diárias às pessoas em situação de rua e fazem o encaminhamento para as instituições de acolhimento. Além disso, o censo de população de rua de Salvador já foi realizado e será em breve publicado.

Guarda Municipal – Cem novos guardas foram convocados pelo município e estão em fase final de treinamento para atenderem exclusivamente ao Centro Histórico. Além disso, dez viaturas e dez motos serão adquiridas para reforçar a segurança.

A vigilância foi reforçada no local com 50 guardas municipais atuando por dia na região, e oito viaturas à disposição. Além disso, foi criada uma base operacional da GCM no Pelourinho e a Diretoria de Segurança Urbana foi transferida para o Centro Histórico. Nesta terça-feira, a Prefeitura iniciou a instalação de quatro câmeras de monitoramento, a partir da Rua do Passo, no Santo Antônio.

Cultura – A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) vai divulgar em breve novos eventos para movimentar o Centro Histórico de Salvador, com calendário até o final deste ano. No São João, a Prefeitura organizou dois circuitos de festas, o “Pra Lá de Bão” e o “Pra Ficá Mió”, com eventos na Praça Municipal, Praça da Cruz Caída, Terreiro de Jesus e Mercado de São Miguel, entre outros pontos.

No 2 de Julho, a Prefeitura promoveu o espetáculo “A Resistência Cabocla”, junto ao Bando de Teatro Olodum, na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, além da apresentação musical Sambaqui, que reuniu BaianaSystem e outros artistas na Praça Cairu, no Comércio.

Poluição sonora e manutenção – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) criou uma equipe para fiscalização de poluição sonora exclusiva para o Centro Histórico, com operações diárias. A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) já realizou a troca de calçamento em 30 pontos do Pelourinho. Além disso, estão sendo realizadas obras de preservação em seis fontes históricas da região.

11/07/2023

Fonte: SECOM / Salvador