Programa Morar Melhor é apresentado ao governo do estado de Pernambuco

Fotos e texto: Ascom/Seinfra

Idealizado e executado pela Prefeitura de Salvador, o Morar Melhor, considerado o maior programa de melhorias habitacionais do país, foi apresentado nesta terça-feira (7) a representantes do governo do estado de Pernambuco. Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, mostrou os resultados obtidos com o sucesso do programa.

“Onde a gente chega na cidade, nas comunidades, as pessoas pedem a presença do Morar Melhor para a reforma das casas. São mais de 42 mil casas alcançadas em cerca de 300 localidades. O sucesso do programa se dá devido ao grande alcance social e a possibilidade de a família mudar de vida sem precisar sair do seu bairro, onde os vínculos estão formados”, destacou o gestor da pasta.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco, Simone Nunes, explicou o interesse pela iniciativa soteropolitana. “É um programa impactante, com amplitude, muito consistente. Estamos saindo daqui animados, vamos trocar muitas figurinhas.”

Participaram também o secretário executivo de Habitação, André Fonseca, o diretor de habitação da Seinfra, Marcos Ibrahim, e a gerente do Morar Melhor, Cristiane Oliveira. A equipe do programa segue a programação com os representantes do governo de Pernambuco em visita à Narandiba, para conhecer na prática a execução da iniciativa.

Reconhecimento – O programa Morar Melhor já foi premiado no Brasil, apresentado nos Estados Unidos e diversas prefeituras vêm a Salvador para conhecer a ação para implantar nas respectivas cidades. Já estiveram na capital para conhecer a iniciativa as prefeituras de Camaçari e Paulo Afonso (BA), Caruaru (PE), Indiaroba (SE), Campinas (SP), Maricá (RJ), Recife (PE) e Maceió (AL), além dos estados de São Paulo, Tocantins e Alagoas.

Em 2017, o Morar Melhor foi premiado com o Selo de Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social. A honraria da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano é concedida a projetos que apresentam resultados de boas práticas em habitação.

Fonte: SECOM / Salvador