Nascida em Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, a atriz Ana Cecília Costa, que interpreta a personagem Morena em 'Renascer', destacou a atuação da também baiana Regina Dourado na primeira versão da novela. Durante uma entrevista no programa Encontro, nesta quinta-feira (28), Ana Cecília falou sobre a importância de viver um papel tão bem interpretado e do valor de reviver a mesma personagem que uma conterrânea.
"Antes de qualquer coisa, eu sempre gosto de falar, que Morena foi vivida pela grande atriz Regina Dourado, que é uma atriz baiana. Eu também sou baiana e é muito importante para nós do Brasil e da Bahia, especialmente", comentou ela.
Ana Cecília contou ainda que tem muita vontade de honrar o papel, que foi brilhantemente interpretado. Por isso, ela assistiu o trabalho feito por Regina e se inspirou na atuação da colega de profissão.
"Eu me inspirei na Regina. Eu acho uma maravilha essa comunicação popular que ela tem, essa exuberância, espontaneidade e a brasilidade. A morena representa várias mulheres brasileiras e a gente está falando de Bahia", afirmou Ana.
Morena representa a valorização de uma Bahia interiorana
A artista também falou sobre a importância da personagem ser uma mulher do interior da Bahia, assim como ela.
"Eu nasci no interior da Bahia, em Jequié, mas fui criada em Salvador. É interessante que [muito antes] de ouvir falar de 'Renascer' eu fui visitar meu irmão Marco, que é produtor de cacau, agricultor, me embrenhei na mata de cacau com [ele] e passei um dia no manejo do [produto]. É muito lindo agora estra voltando a contar essa história de um outro ponto de vista", relatou Ana Cecília.
Saiba mais sobre Morena na trama
Morena (Ana Cecílio) é casada com Diocleciano (Jackson Antunes), mas antes de se casar ela era uma das moças da casa de Jacutinga, o famoso bordel da região.
Do tipo atenta e de língua afiada, Morena é uma das poucas pessoas a enfrentar José Inocêncio, assim como outros personagens mal encarados da trama. Ela vive em harmonia com o marido e é como uma segunda mãe para João Pedro (Juan Paiva), que é o filho caçula de José Inocêncio.
Ela cuidou e amamentou o João depois da morte de Maria Santa. Morena já havia perdido um filho e lidar com o luto perinatal é uma das sombras que acompanham a trajetória da personagem na trama.