A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD), inscreve, até esta segunda-feira (17), para o Curso de Capacitação para Pequenas Reformas voltado para mães de pessoas atípicas. O projeto visa habilitar mães de pessoas com deficiência (PCDs) a desenvolver pequenos reparos e reformas em elétrica, pintura e assentamento de piso, e acontecem a partir do dia 17 de março, no Polo Cajazeiras da Faculdade Unopar/Anhanguera. As inscrições podem ser feitas através do link http://www.bit.ly/reformarecomelas.
De acordo com a diretora da DPCD, Daiane Pina, a iniciativa atende a demanda de mães que são contempladas por um programa de capacitação em empreendedorismo pela pasta. A gestora pontua que a maior dificuldade das mães é questão da manutenção na própria casa, já que, em muitos casos, elas moram sozinhas e não conseguem fazer reparos sem auxílio (de pessoas ou financeiro).
“São situações como um chuveiro queimado, uma lâmpada sem acender, por exemplo. Uma mãe reclamou que tinha um tempão que queria colocar o piso que tinha comprado, mas ainda não tinha dinheiro para pagar o pedreiro. Aí, com base nisso, veio o Reformar É com Elas, que é um projeto para acolher, ajudar e capacitar mães e mulheres que precisam fazer pequenas reformas em suas casas ou que querem adquirir uma nova profissão”, relata.
Daiane conta que, na capacitação, elas aprendem toda a parte de elétrica – tomada, chuveiro, eletrodoméstico e até mesmo fazer extensão. “Tudo isso elas aprendem na parte de elétrica, tanto aula prática como a teórica, dadas por um engenheiro eletricista. Depois disso, tem a parte da infraestrutura, como lixar, emassar e pintar a parede, e colocar o piso e revestimento. A primeira turma foi um grande sucesso, com 45 mulheres, e agora nós estamos com 50 mulheres já inscritas para o curso que vai iniciar em março”, completa.
Inspiração – O projeto Reformar é com Elas é um desdobramento de um outro projeto que auxilia as mulheres cuidadoras de PCDs. Trata-se do Empreender é com Elas, um programa que surgiu em 2023 com o objetivo de auxiliar mães de pessoas atípicas a conseguirem conciliar a jornada de cuidadora com a carreira profissional. O intuito da ação é capacitar as mulheres a empreender e ampliar a fonte de renda familiar, bem como melhorar a qualidade de vida e saúde.
Mais de 300 mulheres já foram capacitadas em cursos diversos, como salgados comerciais, acarajé e abará, doces finos, corte e costura, tranças afro, auxiliar de cozinha e comida japonesa. Elas também receberam capacitação em planejamento, precificação de produtos, posicionamento de marca, divulgação em redes sociais e fotografia de produtos.
O programa Empreender é com Elas tem inscrições abertas o ano inteiro. As capacitações estão disponíveis nos turnos matutino e vespertino, e oficinas são ofertadas periodicamente pela Sempre. O Reformar É Com Elas tem parceria com a Unopar Cajazeiras e a Anhaguera Iguatemi.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!