O posto Fique Sabendo, de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), instalado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em Ibicuí, ultrapassou a marca de 1.300 exames realizados e contabiliza 334 pessoas atendidas desde o início das atividades, em 19 de junho.

No terceiro dia de funcionamento, foi registrado o primeiro caso positivo para hepatite C. Até o momento, o posto identificou 14 casos positivos, sendo 13 para sífilis e um para hepatite C. Também foi registrado um resultado inconclusivo para HIV.

A unidade oferece testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados disponibilizados em até 15 minutos. Em casos de resultado inconclusivo, os usuários recebem acolhimento e orientação para realização de exames complementares em uma unidade de saúde.

Nos diagnósticos positivos, as equipes da Sesab realizam o encaminhamento imediato para tratamento. Nos casos de sífilis, a assistência pode ser iniciada no próprio posto, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil). Das 13 pessoas diagnosticadas com a infecção, três optaram por iniciar o tratamento no local.

Entre os usuários atendidos está Maricelia França, 51, moradora de Ibicuí, que destacou a importância da realização periódica dos testes, inclusive entre pessoas casadas.

“É importante fazer os testes regularmente. Muitas vezes a pessoa não sente nada e acha que está tudo bem, mas só o exame pode dar essa segurança. Mesmo quem é casado deve se prevenir e fazer os testes regularmente”, ressaltou Maricelia.

As ações de prevenção também ganharam reforço com a participação do personagem Zé Gotinha, que subiu ao palco principal dos festejos para convidar moradores e visitantes a cuidarem da saúde durante o período junino.

Instalado na Rua Dr. Osvaldo Gouveia, o posto de testagem rápida para ISTs em Ibicuí permanece em funcionamento até o dia 23 de junho, com atendimento diário das 16h às 4h.

Ação estadual

Neste ano, o Governo do Estado implantou 16 estandes de testagem rápida para ISTs em municípios estratégicos do interior baiano: Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha.

Além dos estandes, foram instalados três postos de saúde, sendo um em Ipirá e dois em Salvador, nos bairros de Paripe e Pelourinho.

Integrada ao Plano Estadual do São João 2026, a iniciativa faz parte de um pacote de investimentos de R$ 8,8 milhões, que inclui o reforço de 4.722 plantões extraordinários nas unidades de saúde, além da intensificação das ações de vigilância sanitária, epidemiológica e de fiscalização em todo o estado.

 

Fotos: Yasmim Marinho / Saúde GovBA

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!